top of page

Viver em Portugal

  • rainbowportugal
  • 29 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Foto: Reprodução

Perguntam-me como é viver em Portugal. Eu sempre respondo que é perfeito, mas nem tudo é tão perfeito assim.

Ser brasileira, imigrante, querendo uma qualidade de vida nessa terra é, sem dúvida, um grande desafio.

Diferente do Brasil , que abre os braços para acolher estrangeiros, os portugueses não o fazem. Eles colocam milhões de empecilhos para que você, imigrante, desista de morar aqui.

Desde um simples documento como o Contribuinte equivalente ao CPF brasileiro até uma conta no banco que, para ser aberta, ou você apresenta um contrato de trabalho, ou será aberta como desempregada ou como empregada do lar.

E, depois de muita informação, gentilezas (sic), você, finalmente vira “ gente”.

Mas você deve estar achando que é fácil conseguir. Errado! Em todos os órgãos, você pega sua senha e espera, e muito, para que alguém que teve alguma experiência negativa com algum brasileiro e acha que todos são iguais, fale que não poderá fazer o documento que você precisa.

O pior é que não pára por aí. Você, com o passar dos meses, precisará de sua documentação portuguesa (ninguém quer ficar ilegal, não é?).

Meu amigo, aí é que você irá passar raiva, será pisado, irão te tratar como a escória da humanidade.

Para que esse documento saia, você precisa recolher o imposto para o Governo. Normal, não é? Sim, seria, se você tivesse um emprego.Porque, sem emprego não há recolhimento, e sem recolhimento você não consegue dar entrada no SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. É nesse órgão que o tão esperado documento será aprovado, ou não.

Sim, porque você corre o risco de não conseguir e ser um eterno ilegal (não gosto da expressão ilegal, afinal, somos países parceiros, irmãos, ou deveríamos ser), você ficará sempre irregular e, ninguém quer isso.

Então, como uma pessoa de bem, você irá recolher para o governo durante 06 longos meses(sem emprego?Dê seu jeito!) para, finalmente conseguir dar entrada no pedido de residência. Reze, acenda velas, faça sua macumba, chame o Santo, porque irá precisar de toda a sorte do mundo, já que no passado, nossos “irmãos” brasileiros sujaram a casa e voltaram para o Brasil.

Se não quiser passar por tudo isso, se apaixone por um europeu, torça para que ele se apaixone por você e, case! Metade dos seus problemas acabaram , ou não...

Então, quando me perguntam se gosto de mora aqui, respondo que sim, apesar de tudo o que ser brasileira “com muito orgulho, com muito amor” representa, gosto da tranqüilidade da Europa, dos museus, eventos culturais, dos portugueses, que no geral, são simpáticos, hospitaleiros, gentis, educados.


 
 
 

コメント


Por Trás da Revista
Leitura Recomendada

Onça Pintada com Glitter

Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
Siga "PELO MUNDO"

 

 

Visto em

    Gostou da leitura? Seja um patrocinador  e ajude a proporcionar notícias para todos  

Telefone: 214 081 833 TM 933 481028

© 2015 por Rainbow Portugal. 

bottom of page